Neste sábado (18), mais de 100 Unidades Básicas de Saúde, além de pontos em espaços públicos e centros comerciais do Distrito Federal, estarão abertos durante todo o dia para a Campanha Nacional de Multivacinação, com foco em crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. A ação também disponibiliza vacinas contra sarampo e HPV e permite que adultos atualizem a caderneta vacinal.
O Dia D de Mobilização Social será realizado às 10h na Administração Regional do Riacho Fundo II, com representantes da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) e do Ministério da Saúde. Imunizantes contra influenza e covid-19 estarão disponíveis para os grupos prioritários, e a SES-DF orienta a população a aproveitar os postos para a atualização do Cartão de Vacinas.
A estratégia de atualização da caderneta para menores de 15 anos segue por todo o mês de outubro, mas o Dia D é apontado pelas autoridades como oportunidade de proteção para toda a família. A gerente da Rede de Frio Central da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, reforça a expectativa de ampla adesão ao mutirão.
A campanha também intensifica a vacinação contra o sarampo, recomendando avaliação da situação vacinal para pessoas de 12 meses a 59 anos, dada a alta transmissibilidade da doença e o fluxo de viajantes no DF. A faixa etária de 15 a 19 anos passou a ser incluída de forma temporária na vacinação contra o HPV até o fim do ano, medida que amplia a proteção além do público de rotina, de 9 a 14 anos; o imunizante reduz o risco de diversos tipos de câncer causados pelo vírus.
Para conferir locais e horários de atendimento neste sábado, a Secretaria de Saúde do DF disponibiliza a lista completa dos pontos de vacinação.