A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia realizou nesta sexta-feira (31/10) o evento “Diálogo de Vivência” com objetivo de conscientizar servidores sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. A ação integrou orientação sobre sinais, fatores de risco e exames preventivos e reforçou a cultura do cuidado no ambiente de trabalho.
A servidora Camila Mendes relatou sua experiência pessoal: descobriu um câncer de mama há oito meses após perceber um nódulo, feito exame de imagem no dia seguinte e receber o diagnóstico em curto prazo. Em tratamento desde então, Camila tem participado de iniciativas internas para compartilhar informações com colegas e incentivar a prevenção. “O Outubro Rosa é para quem acha que nunca vai ter câncer. Façam o toque na mama, pelo menos uma vez na semana, façam os exames, não deixem para depois”, afirmou.
Organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédios (CIPA), o encontro abordou a detecção precoce como fator decisivo para tratamentos menos invasivos e maior chance de sucesso, além de reduzir afastamentos por motivos de saúde. A CIPA também ofereceu orientações práticas e estimulou hábitos saudáveis entre os servidores.
Para Maria Aida Sintra, representante da CIPA, iniciativas como o “Diálogo de Vivência” são lembretes importantes para que profissionais que costumam cuidar dos outros também priorizem a própria saúde: “temos tendência de cuidar de todo mundo e, muitas vezes, esquecemos de cuidar de nós. Quando tem um evento desses nós lembramos disso”.