No momento, você está visualizando Prefeitura soma mais de 2,5 mil atendimentos em unidades básicas abertas aos sábados

Prefeitura soma mais de 2,5 mil atendimentos em unidades básicas abertas aos sábados

Em duas semanas de funcionamento, as unidades básicas de saúde (UBS) de Goiânia já registraram mais de 2,5 mil atendimentos oferecidos aos sábados, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que amplia o acesso à Atenção Primária e beneficia especialmente quem tem dificuldade de buscar serviços durante a semana. Nos primeiros dois sábados foram contabilizados 569 consultas médicas, 239 consultas de enfermagem, 176 atendimentos odontológicos, 848 doses de vacinas aplicadas, 159 inserções de Implanon e 32 testes rápidos, além de outros procedimentos.

O atendimento aos sábados mantém a oferta de serviços disponíveis durante a semana, como consultas médicas, vacinação, acompanhamento de doenças crônicas, procedimentos de enfermagem, atendimento odontológico, aconselhamento familiar e ações de promoção e prevenção à saúde. A estratégia adota um sistema de rodízio: a cada sábado uma unidade de cada distrito sanitário permanece aberta, e a lista das unidades em funcionamento é divulgada semanalmente no perfil da SMS no Instagram (@sms.goiania).

Moradores ouvidos pela reportagem elogiaram a iniciativa. André Ferreira levou o pai para consulta no fim de semana e destacou a agilidade: “Vim por esse motivo. O atendimento é melhor, mais rápido e o serviço é bem prestativo.” A aposentada Maria Peres dos Santos, 85 anos, aproveitou o sábado para atualizar a vacinação no Centro de Saúde Parque Amazônia: “Aproveitei que estava boa e falei: ‘vou lá’.” Para famílias, a abertura aos sábados facilita a imunização conjunta; Sandra Maria de Carvalho compareceu à USF Dom Fernando com o marido e o filho para tomar a vacina contra a gripe e ressaltou que o fim de semana elimina a desculpa da correria durante a semana.

O atendimento é, prioritariamente, por agendamento direto na unidade, mas parte das vagas é destinada à demanda espontânea, mediante avaliação da equipe de saúde. Para o próximo sábado, dia 27 de junho, estarão abertas, das 8h às 17h, as unidades de saúde da família Vila Pedroso (Leste), São Francisco (Oeste), Maria Dilce (Norte), Jardim Primavera (Noroeste) e Andreia Cristina (Sudoeste), além dos centros de saúde Marinho Lemos – Negrão de Lima (Campinas Centro) e Hortência Mendonça – Vila Redenção (Sul).

A SMS afirma que a ampliação do horário visa reduzir filas e deslocamentos, aumentar a cobertura vacinal e facilitar o acompanhamento de pacientes com condições crônicas, contribuindo para a desospitalização e para a resolutividade na atenção primária. A prefeitura recomenda que os usuários verifiquem semanalmente a relação das unidades abertas e procurem as UBS mais próximas para agendamento ou atendimento espontâneo quando houver disponibilidade.

 

Deixe um comentário