O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP) recebeu no último sábado (20) homenagem da Associação Médica de Goiás (AMG) pelo desempenho na realização de cirurgias eletivas, reconhecimento que confirma declaração do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, feita em 30 de maio: o HMAP é o hospital que mais realiza cirurgias eletivas no Brasil.
Dados da unidade apontam que, entre janeiro de 2025 e junho de 2026, o HMAP realizou cerca de 10 mil procedimentos cirúrgicos eletivos, resultado que o consolida como referência nacional na redução de filas e na ampliação do acesso a cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A marca reflete a ampliação da capacidade operatória e investimentos em infraestrutura e gestão desde que a unidade passou a ser administrada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, em junho de 2022.
Para o prefeito Leandro Vilela, a homenagem reforça o impacto dos investimentos municipais em saúde. “Receber esse reconhecimento da Associação Médica de Goiás e ouvir do ministro que o HMAP é o hospital que mais realiza cirurgias eletivas no Brasil demonstra a força da saúde de Aparecida. É fruto do trabalho dos profissionais, da gestão eficiente e do compromisso de garantir atendimento de qualidade à nossa população”, afirmou Vilela, que recebeu a homenagem acompanhado do vice‑prefeito João Campos.
Durante a visita ao hospital, o ministro Alexandre Padilha destacou a capacidade de organização da rede municipal. “O HMAP surpreendeu até a gente. É o hospital que mais realiza cirurgias eletivas no Brasil. O que está sendo feito aqui serve de exemplo para o país”, declarou Padilha na cerimônia de inauguração do novo conjunto cirúrgico da unidade, equipamento que amplia a realização de procedimentos de maior complexidade.
O diretor do HMAP, Pedro Vieira, atribuiu o reconhecimento ao trabalho diário da equipe e à estratégia de gestão. “Nossa missão é ampliar o acesso da população a um atendimento resolutivo, seguro e humanizado. Mais do que um número, esses 10 mil procedimentos representam milhares de pacientes que conseguiram realizar suas cirurgias no tempo adequado e retomar a qualidade de vida”, disse Vieira.
A homenagem da AMG ressalta o papel do HMAP na melhoria do atendimento e na ampliação da oferta de procedimentos para pacientes encaminhados pelo SUS em diversas especialidades. Além do destaque estadual, a unidade tem figurado em rankings nacionais e internacionais de qualidade hospitalar, consolidando‑se como uma das principais referências da saúde pública no país.
A administração municipal afirma que a continuidade dos investimentos e a parceria com a gestão do Einstein visam manter e ampliar a capacidade cirúrgica, reduzir filas de espera e fortalecer a atenção hospitalar em Aparecida de Goiânia e em toda a região.