No momento, você está visualizando “Operação Átria reforça combate a crimes contra a mulher em Goiás”

“Operação Átria reforça combate a crimes contra a mulher em Goiás”

A Operação Átria representa uma ação coordenada entre as forças de segurança, incluindo as polícias Militar, Civil, Técnico-Científica e Penal, bem como outros órgãos do Governo de Goiás, para intensificar o combate aos crimes contra a mulher, em especial o feminicídio.

Por determinação do governador Ronaldo Caiado, a operação tem como foco o cumprimento de mandados de prisão de agressores e a fiscalização de medidas protetivas em todo o estado de Goiás. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO), a iniciativa também visa apurar denúncias, realizar visitas e diligências, instaurar procedimentos e desenvolver campanhas educativas.

Além do feminicídio, a Operação Átria se concentra em outros crimes graves contra as mulheres, como estupro, lesão corporal, ameaça, assédio sexual, importunação sexual e violência psicológica. O governador Ronaldo Caiado ressaltou que essa ação é um somatório de esforços e conta com uma estrutura diferenciada para enfrentar a violência de gênero.

Goiás busca ampliar as ações de proteção à mulher, incluindo o projeto de dar abrangência estadual à Delegacia da Mulher de Goiânia e a criação da “Sala Lilás”, um espaço específico para atendimento de mulheres e crianças vítimas de violência sexual, no Instituto Médico Legal.

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum dos Santos, destacou a complexidade da violência contra a mulher, um crime que muitas vezes ocorre em silêncio. Ele enfatizou a importância de incentivar as mulheres oprimidas a denunciar seus agressores e garantir que tenham voz e proteção.

Para fortalecer ainda mais o combate à violência contra a mulher, a Polícia Militar reforçará o Batalhão Maria da Penha em todas as regionais durante o mês de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Somente em Goiânia, cerca de 2.500 medidas protetivas são acompanhadas. Em 2022, o estado registrou 57 casos de feminicídio, um aumento de 5% em relação ao ano anterior, que teve 54 casos.

A Operação Átria é uma iniciativa de grande relevância para a proteção dos direitos das mulheres em Goiás e demonstra o empenho do governo e das forças de segurança em combater a violência de gênero e garantir um ambiente mais seguro e justo para todas as mulheres do estado. A ação conjunta entre as diversas instituições é fundamental para enfrentar esse crime complexo e silencioso e assegurar a proteção das vítimas.

Deixe um comentário