“Promoção da Cultura Indígena e Educação Ambiental em Escolas de Valparaíso é Destaque em Palestra”

“Promoção da Cultura Indígena e Educação Ambiental em Escolas de Valparaíso é Destaque em Palestra”

Na última segunda-feira (28/08), em comemoração ao Dia Internacional dos Indígenas, o Governo Municipal de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, organizou uma palestra com o tema “Educação Ambiental e Tendências Pedagógicas na Perspectiva dos Povos Originários.” O evento teve como objetivo promover a inclusão e o respeito à diversidade cultural nas escolas, além de valorizar a rica cultura e história dos povos indígenas.

A palestra, que teve a participação de 40 servidores da Secretaria Municipal de Educação, contou com a apresentação da experiente pedagoga Aldenora Pimentel. Ela é reconhecida por seu amplo conhecimento em educação, gestão pedagógica e projetos relacionados à literatura indígena. Aldenora é formada pela Universidade Estadual de Roraima e possui especialização em Residência Agrária, com foco em Arte, Cultura e Comunicação.

O evento foi dividido em duas partes. Inicialmente, os participantes realizaram uma dinâmica de reconhecimento mútuo e compartilharam suas origens. Em seguida, ocorreu um diálogo aberto para esclarecer dúvidas sobre abordagens relacionadas aos povos indígenas nas escolas, desafiando estereótipos e desmistificando conceitos da educação colonial em favor de abordagens mais sustentáveis e inclusivas.

Desde a sanção da Lei 11.645, em 2008, o estudo da história e cultura dos povos indígenas tornou-se obrigatório nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, promovendo assim o respeito à diversidade cultural e o entendimento da riqueza das tradições indígenas entre os estudantes. A iniciativa do governo municipal destaca a importância de reconhecer e valorizar as contribuições dos povos originários para a cultura brasileira e global. A palestra também sinaliza um compromisso contínuo com a promoção da educação ambiental e a inclusão de perspectivas indígenas nas práticas educacionais.

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