Em 15 edições realizadas ao longo de 2024, o programa Saúde na Sua Porta, promovido pela Prefeitura de Luziânia, realizou 80 mil procedimentos — entre consultas e exames — e beneficiou quase 30 mil pessoas. A iniciativa percorreu diferentes bairros do município, com o objetivo de reduzir as filas de regulação e aproximar os serviços de saúde da população local.
Especialidades e Exames Oferecidos
Consultas com clínicos gerais, cardiologistas, ginecologistas e oftalmologistas foram disponibilizadas, além de exames como ultrassom, ecocardiograma, eletrocardiograma, mamografia, eletroencefalograma, espirometria e testes rápidos para hepatites B e C, sífilis e HIV. A estrutura incluiu, ainda, atendimento odontológico e vacinação.
“A ideia é levar a saúde para mais perto da população, garantindo mais comodidade e otimizando os atendimentos”, explica o secretário de Saúde, Glênio Magrini.
Integração de Programas e Resultados
O prefeito Diego Sorgatto ressalta que o projeto seguirá nos próximos anos, destacando sua relevância ao lado do Opera Luziânia. Segundo o gestor, ambos os programas juntos já somam mais de 150 mil procedimentos, entre cirurgias, exames e consultas:
“Os números do Saúde na Sua Porta e do Opera Luziânia mostram que essa é uma das melhores formas de reforçar o cuidado com a população. O sucesso total dessas iniciativas serve de exemplo para outras cidades de Goiás”, conclui o prefeito.
A expectativa é que o programa siga avançando, ampliando as ações de prevenção e tratamento, bem como a oferta de especialidades médicas para reduzir as demandas reprimidas na rede municipal de saúde.