A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) abriu 1.500 vagas para o Programa Start, que oferece cursos gratuitos de robótica em 21 cidades goianas. As inscrições vão até 3 de fevereiro, contemplando crianças e jovens de 8 a 20 anos, em especial os que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Pelo menos 50% das vagas são reservadas para meninas.
Robótica e Tecnologias Avançadas
Com laboratórios equipados com impressoras 3D, drones e outros recursos de última geração, o curso é divido em três módulos (introdutório, intermediário e avançado), onde os participantes desenvolvem projetos tecnológicos e soluções inovadoras para as comunidades locais. As aulas acontecem duas vezes por semana, com um dia extra dedicado à resolução de dúvidas.
“Este é um programa do Goiás Social, que introduz nossas crianças e jovens ao universo da tecnologia. Queremos fazer de Goiás um estado cada vez mais tecnológico e melhorar o futuro da população”, ressalta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
Estrutura e Parcerias
O Programa Start é executado em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e faz parte do Goiás Social, coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado, que busca combater a pobreza extrema por meio da inclusão social. Ao todo, 24 laboratórios estão disponíveis em Goiânia e outras 20 cidades, concedendo acesso a conhecimento em áreas de alta demanda do mercado.
Além da capital Goiânia (que conta com quatro laboratórios), o curso chega a Alto Paraíso, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aruanã, Catalão, Cristalina, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Mambaí, Mozarlândia, Pirenópolis, Porangatu, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia, Trindade, Uruana e Valparaíso.
Inscrições e Datas
- Inscrições: até 3 de fevereiro, pelo site oficial ou pelo telefone (62) 99627-6899.
- Divulgação dos resultados: 4 de fevereiro
- Início das aulas: 10 de fevereiro
- Término: 11 de abril
O objetivo é formar uma nova geração de profissionais aptos a lidar com inovações tecnológicas, além de fortalecer o ecossistema de tecnologia em Goiás.