No momento, você está visualizando Reunião entre prefeitos e governadores do DF e de Goiás discute preço das passagens no Entorno

Reunião entre prefeitos e governadores do DF e de Goiás discute preço das passagens no Entorno

Uma nova reunião envolvendo o Governo de Goiás, o Governo do Distrito Federal (GDF) e prefeitos de cidades do Entorno, a exemplo do chefe do Executivo Municipal de Valparaíso, Marcus Vinicius, deve ocorrer em breve para tratar do possível reajuste das tarifas de ônibus que conectam a região ao Distrito Federal.

O encontro foi anunciado durante a cerimônia de recriação da Secretaria do Entorno do Distrito Federal, ocasião em que o governador Ibaneis Rocha destacou a relevância de se encontrar uma solução para as tarifas. “A questão das passagens de ônibus do Entorno é muito importante porque sacrifica a população local, mas também prejudica as empresas do DF que buscam mão de obra”, pontuou o governador.

Para o prefeito de Valparaíso, Marcus Vinicius, o fortalecimento do diálogo com o Governo de Goiás e o GDF é fundamental:

“O futuro do DF e de Goiás passa pelo Entorno. A recriação de uma secretaria exclusiva para a região nos enche de expectativa para fazermos a diferença na vida da comunidade. Quanto mais próximos os governos estadual e distrital, mais avançamos”, enfatizou Marcus Vinicius.

O recém-nomeado secretário do Entorno do DF, Cristian Viana, classificou o debate sobre a criação de uma tarifa intermunicipal como o “principal desafio” de sua pasta, oficialmente criada na última terça-feira (11). A meta é melhorar a mobilidade e o acesso ao transporte público para quem transita diariamente entre o DF e as cidades do Entorno.

Histórico de reajustes

Em fevereiro de 2024, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já havia autorizado aumento médio de 8,56% nos valores das passagens, passando de R$ 4,45 a R$ 11,05. A medida foi justificada pela ausência de reajuste durante 2021 e 2022, período em que a operação no Entorno estava sob gestão do GDF, o que teria dificultado as operações das empresas de transporte.

A nova reunião busca, portanto, se antecipar a qualquer reajuste previsto para 2025, na tentativa de garantir um equilíbrio que favoreça tanto a população do Entorno quanto as empresas de transporte do DF.

Deixe um comentário