O Jornal Opção do Entorno publicou, nesta semana, uma reportagem detalhando os preparativos das encenações da Via Sacra que serão realizadas em Luziânia, Planaltina de Goiás e Pirenópolis – municípios do Entorno do Distrito Federal.
Com o início da Semana Santa, um clima de intensa devoção e expectativa invade os municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF). Anualmente, as encenações da Via Sacra transformam locais como Pirenópolis, Planaltina de Goiás e Luziânia em palcos a céu aberto que congregam moradores, comunidades religiosas e culturais, além de diversas instituições locais. Essa tradição consagrada une, de forma harmoniosa, fé, manifestações artísticas e o estímulo do turismo regional.
Em Luziânia, onde a dramatização da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo teve início em 1993 – resultado do empenho de fiéis da Igreja Santa Rita de Cássia –, a encenação tem evoluído significativamente ao longo dos anos, atraindo um número crescente de devotos e visitantes.
Conforme destacado pelo coordenador-geral da Via Sacra de Luziânia, Lusmar Sardinha, em entrevista ao Jornal Opção do Entorno, a realização do espetáculo conta com a participação voluntária de diversos segmentos da sociedade. >”Somos o maior evento religioso, cultural e turístico da cidade. A união das nossas paróquias fortalece a nossa espiritualidade, e o alcance da transmissão ao vivo tem sido excepcional, atingindo não só todo o Brasil, mas expandindo-se para cinco outros países”, afirmou Lusmar.
Essa iniciativa reafirma o compromisso dos entornos com a promoção cultural, a fé e o turismo, evidenciando a importância desses eventos que mobilizam e integram a comunidade, consolidando uma tradição que se renova a cada ano.