Caos na BR-040: Multas, voçoroca, buracos e mato atormentam motoristas entre Valparaíso e Cristalina

Caos na BR-040: Multas, voçoroca, buracos e mato atormentam motoristas entre Valparaíso e Cristalina

Motoristas que trafegam pela BR-040, a via que conecta Valparaíso de Goiás a Cristalina em um percurso de cerca de 100 quilômetros, enfrentam uma série de problemas que vão além da fiscalização. Relatos apontam uma avalanche de multas – atribuídas a novos “pardais” com sistema possivelmente equipado com inteligência artificial – que vêm penalizando os condutores sem aviso prévio, principalmente no trecho próximo a Luziânia.

 

Além das multas, os usuários da rodovia denunciam a presença de uma imensa voçoroca, localizada em Valparaíso, próximo ao Shopping Brasil Center, que se agrava com as chuvas e ameaça invadir a pista. A situação se complica ainda mais pela má sinalização, asfalto desnivelado, buracos e a presença excessiva de mato nas margens do trecho, especialmente na área conhecida como Saída Sul, entre Valparaíso e Luziânia.

 

Antigamente administrada pelo Consórcio Via 040 – que encerrou sua concessão no final de 2024 – a via agora está sob a responsabilidade do DNIT, porém sem que haja soluções emergenciais ou projetos de melhoria que resolvam os problemas crônicos da estrada. Diante deste cenário, vereadores de Valparaíso e Luziânia já solicitaram esclarecimentos ao órgão, enquanto os motoristas são orientados a conferir seus prontuários e recorrer caso se sintam prejudicados.

Deixe um comentário