A Prefeitura de Valparaíso de Goiás já colocou em circulação o “Vai de Val”, um novo sistema de transporte coletivo que inaugura uma fase de mobilidade urbana com foco em inclusão, segurança e qualidade de vida.
O serviço oferece uma tarifa única de R$ 2,90 e os ônibus iniciam suas operações a partir das 5h30, com intervalos entre 1h e 1h30. Atualmente, não é necessário ter carteirinha para utilizar o sistema, embora a confecção esteja disponível para quem desejar se cadastrar e ter acesso futuro a benefícios, como tarifa zero aos domingos e bilhetagem eletrônica. As carteirinhas podem ser solicitadas no CadÚnico – Guichê 3, localizado na Rua 65, Quadra 88, Lote 13, 2ª Etapa do Jardim Céu Azul.
Todos os veículos passaram por revisão completa, garantindo excelente estado de funcionamento e recursos modernos, como bilhetagem eletrônica, acessibilidade e reconhecimento facial. O Vai de Val é uma operação emergencial e temporária, enquanto o processo licitatório definitivo está em andamento, com previsão de ampliação da frota para 33 ônibus até o final da gestão.
Visando incentivar o comércio local e facilitar o acesso a espaços públicos, como a Feira do Céu Azul – que recebeu R$ 2 milhões em investimentos –, a proposta de tarifa zero aos domingos já deve ser encaminhada à Câmara Municipal. O serviço conta com quatro linhas circulares, atendendo às principais regiões da cidade:
- Linha 1 – Circular 200 | Céu Azul x Ipanema: Passa por Céu Azul, Vila Guaíra, Ciops, Cruzeiro do Sul, BR-040, Ipanema, Entrada do Valparaíso I e Viaduto DF-290.
- Linha 2 – Circular 201 | Anhanguera x Chácaras Brasil: Atende Chácaras Anhanguera, Caic, BR-040, Chácaras Brasil, Entrada do Valparaíso I e Viaduto DF-290.
- Linha 3 – Circular 202 | Ypiranga/Cidade Jardim x Santa Rita/Marajó: Percorre Ypiranga, Principal da Cidade Jardim, BR-040, Viaduto DF-290, Santa Rita, Marajó, Campus UEG e Entrada do Valparaíso I.
- Linha 4 – Circular 203 | Pacaembu x Valparaíso I: Atende Pacaembu, Anhanguera, Principal do Valparaíso II, BR-040, Valparaíso I (Etapas A, B, C, D e E) e Viaduto DF-290.
Com o novo sistema, a Prefeitura de Valparaíso busca transformar a experiência do transporte público na cidade, proporcionando maior conforto e segurança para os usuários, enquanto investe na modernização e na melhoria contínua da mobilidade urbana.