A vereadora Maria do Monte causou reações na gestão municipal de Valparaíso ao expor, publicamente, a inoperância do secretariado da Prefeitura – especialmente da Secretaria de Saúde – durante uma situação emergencial. Em seu depoimento, a parlamentar relatou que, diante da necessidade urgente de socorro para uma idosa de 90 anos, ela tentou diversas vezes contatar a secretária Luciana Mendes e a superintendência, mas só obteve resposta após meia hora. “Só consegui depois de meia hora, mas como o SAMU não chegou, após uma hora a idosa infelizmente já havia morrido”, afirmou a vereadora.
Em sua manifestação, Maria do Monte destacou que a cidade não pode ficar refém de secretarias que não atendem prontamente às demandas, exigindo, assim, maior comprometimento e adequação dos responsáveis no governo local.
Em resposta às críticas, o prefeito Marcus Vinícius divulgou nesta segunda-feira (19) uma nota de esclarecimento. Segundo o documento, os fatos ocorridos datam da manhã do dia 6 de fevereiro, quando o acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) seguiu os protocolos técnicos. A nota detalha que, após contato registrado às 09h37 com a Superintendência de Urgência e Emergência, o veículo foi liberado às 09h50. Um novo chamado, encaminhado pela vereadora, foi atendido às 10h20, momento em que constatou-se o óbito da paciente. Todas as ações foram realizadas com base nos protocolos pré-estabelecidos e por meio do canal oficial (número 192).
A Administração ressalta que os atendimentos são realizados com prioridade, mediante agendamento, a fim de manter a organização e a eficiência dos serviços prestados. O município enfatiza, ainda, que todos os cidadãos são tratados de forma isonômica, sem privilégios ou favorecimentos.
A reportagem do Blog do Amarildo deverá, em breve, buscar a posição da vereadora sobre as demandas que ela tenta encaminhar e que, segundo sua crítica, não têm sido atendidas pelas secretarias municipais.