O tradicional Circuito de Cavalhadas 2025 tem início em Luziânia, no dia 31 de maio, marcando o começo de uma série de apresentações que se estenderão até 14 de setembro, com o encerramento previsto em Silvânia. O evento, que engloba 15 municípios do Entorno do Distrito Federal, é uma iniciativa apoiada pelo governo estadual, que destinou R$ 4 milhões para apoiar prefeituras e associações com estrutura, sinalização, figurinos, arquibancadas, divulgação e segurança.
Desde 2019, mais de R$ 15 milhões já foram investidos no fortalecimento dessa tradição, que resgata as encenações simbólicas das batalhas históricas entre cristãos e mouros – disputas que marcaram os séculos IX a XV. Cada batalha é representada com 12 cavaleiros de cada lado, culminando na vitória dos cristãos, cuja intenção simbólica é converter os mouros ao cristianismo. Em diversas localidades, o espetáculo é complementado pela presença dos irreverentes Mascarados, que interagem com o público e promovem alegria nas ruas.
Segundo Yara Nunes, secretária de Cultura de Goiás, o objetivo do governo é nacionalizar o festejo e fomentar o turismo, a economia e a cultura das cidades envolvidas, além de valorizar o patrimônio imaterial goiano representado pelas Cavalhadas.
Programação por Município:
- Luziânia: 31 de maio
- Santa Cruz de Goiás: 7 e 8 de junho
- Posse: 7 e 8 de junho
- Jaraguá: 8 e 9 de junho
- Pirenópolis: 8, 9 e 10 de junho
- São Francisco de Goiás: 14 e 15 de junho
- Palmeiras de Goiás: 20, 21 e 22 de junho
- Hidrolina: 20, 21 e 22 de junho
- Crixás: 28 e 29 de junho
- Niquelândia: 5 e 6 de julho
- Santa Terezinha de Goiás: 19 e 20 de julho
- Cidade de Goiás: 29 e 30 de agosto
- Corumbá de Goiás: 5, 6 e 7 de setembro
- Pilar de Goiás: 6 e 7 de setembro
- Silvânia: 13 e 14 de setembro
Com a expectativa de promover não apenas uma tradição cultural, mas também impulsionar o turismo e a economia da região, o Circuito de Cavalhadas representa um importante impulso para o resgate e a valorização das tradições goianas.