A proposta de implantação de um BRT ligando a Região Administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal, à cidade de Luziânia, em Goiás, deve ser retomada como uma prioridade pelos políticos que assumirão em 2026. O projeto, que já foi tratado com alta prioridade pelo Governo Federal durante a posse do presidente Lula, continua parado, mas é reivindicado por quem depende de melhorias no transporte público regional.
A atual realidade na BR que interliga as duas localidades é marcada pelo abandono e infraestrutura precária, com apenas duas pistas de rolamento em cada sentido e ônibus velhos que frequentemente quebram, além do elevado custo das passagens. Essa situação afeta principalmente os trabalhadores que se deslocam diariamente do DF para Luziânia em busca de melhores oportunidades de emprego.
Especialistas e representantes da comunidade destacam que a execução de um BRT nesta rota poderá transformar a mobilidade urbana na região, proporcionando um serviço mais ágil, seguro e confortável para os usuários. Eles reforçam que a união dos futuros deputados, prefeitos e do governador, junto ao apoio do Presidente da República, será essencial para tirar o projeto do papel.
O debate sobre o BRT entre Santa Maria e Luziânia se torna ainda mais urgente diante dos desafios enfrentados pelos trabalhadores e da demanda por um transporte público de qualidade. A expectativa é que, em 2026, as novas lideranças políticas possam finalmente transformar esse antigo anseio regional em realidade, promovendo a melhoria da mobilidade urbana e o desenvolvimento socioeconômico entre as duas áreas.