No momento, você está visualizando Tarifaço de Trump leva cancelamento de 95 t de mel orgânico do Piauí

Tarifaço de Trump leva cancelamento de 95 t de mel orgânico do Piauí

A Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido (Casa Apis), com sede em Picos (PI), informou neste sábado (12) que cliente dos Estados Unidos suspendeu a compra de 95 toneladas de mel orgânico piauiense após o anúncio da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, que entra em vigor em 1º de agosto.

Atualmente, cinco contêineres com o mel aguardam embarque no Porto do Pecém (CE), onde já passaram pelo despacho aduaneiro. “Fomos pegos de surpresa”, lamentou o presidente da Casa Apis, Sitônio Dantas, que tenta negociar com importadores de longa data para viabilizar ao menos o carregamento das remessas no cais.

Desde janeiro, a cooperativa já exportou cerca de 1.000 toneladas de mel e tinha contrato para o mesmo volume até dezembro. Uma nova carga estava programada para seguir ao porto nesta segunda (14), mas ficará retida até a definição do impasse tarifário. O alto custo logístico e o percurso de mais de 500 km entre Picos e Pecém elevam o prejuízo das cooperativas familiares.

Os EUA compram 80% do mel brasileiro, e o Piauí lidera as exportações nacionais do produto. “O Brasil se especializou no mel orgânico, especialmente no Nordeste, e é o maior exportador mundial. Esse bloqueio vai afetar pequenos produtores e dificultar o acesso dos americanos ao nosso mel”, alertou Dantas.

Deixe um comentário