No momento, você está visualizando Procon autua 10 postos em Goiânia por aumento abusivo do etanol

Procon autua 10 postos em Goiânia por aumento abusivo do etanol

O Procon Goiás autuou 10 postos de combustíveis em Goiânia após fiscalização identificar aumento injustificado no preço do etanol, que chegou a R$ 4,87 o litro em algumas regiões da capital; a ação, realizada na última semana, reuniu fiscais e técnicos da área de cálculo, que analisaram notas fiscais de entrada e cupons de venda dos últimos 30 dias. Os levantamentos apontaram variações na margem de lucro superiores a 30% em quase todos os postos inspecionados, e em um estabelecimento a elevação ultrapassou 43% no etanol aditivado, motivando autuação por infração ao artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor.

Entre 2024 e 2025, o Procon vistoriou 1.419 postos no estado, resultando em 440 autuações, das quais cerca de 58% referem‑se a aumentos abusivos de preço; além das ações em Goiânia, mais de 90 postos na capital e no interior foram notificados para apresentar justificativas e documentos fiscais dos últimos 30 dias. Os estabelecimentos autuados têm 20 dias para apresentar defesa; caso a abusividade seja confirmada, poderão ser aplicadas sanções administrativas e multas.

O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, ressaltou a importância da fiscalização contínua e convocou a população a denunciar práticas irregulares. Consumidores que se sentirem lesados podem registrar reclamação pelos canais oficiais do órgão.

Deixe um comentário