Luziânia retomou o fluxo de repasses federais após seis anos sem novos investimentos, com a retomada das obras estruturantes previstas no Novo PAC. Em Brasília, o coordenador de captação do PAC no município, Biel, confirmou que diversas obras e recursos já estão assegurados e em fase de execução ou licitação.
Entre as entregas e projetos concluídos estão a Unidade Odontológica Móvel, já entregue à população, o Espaço Esportivo Comunitário do Parque Alvorada, a creche do Parque Jardim São Paulo e a escola de tempo integral do Parque Estrela Dalva X, ambas licitadas pela prefeitura. Também foram garantidas a creche do Fracaroli, a escola de tempo integral do Jardim Umuarama e o novo CEU da Cultura na Cidade Esperança, que ampliará o acesso a atividades culturais e esportivas.
Para 2026, o pacote inclui investimentos na saúde: uma Unidade Básica de Saúde no Parque Estrela Dalva VIII, 11 kits de telessaúde do programa Mais Especialistas e 11 kits de equipagem para fortalecer as UBS. A deputada federal Adriana Accorsi destinou ainda uma emenda de R$ 600 mil para a reconstrução da UBS do Parque Sol Nascente.
Biel atribui os avanços à capacidade técnica e administrativa do município para captar e executar recursos federais. “A gestão do prefeito Diego Sorgatto garante que o município esteja organizado, apto a captar investimentos e executar obras. Nosso trabalho em Brasília transforma essa organização em entregas reais para a população”, afirmou.
Com planejamento e articulação junto ao governo federal, Luziânia busca acelerar o crescimento e ampliar serviços públicos, consolidando uma agenda de obras nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.