No momento, você está visualizando Vilela e CAF vistoriaram obras dos eixos estruturantes em Aparecida de Goiânia

Vilela e CAF vistoriaram obras dos eixos estruturantes em Aparecida de Goiânia

O prefeito Leandro Vilela, acompanhado do vice‑prefeito João Campos, secretários municipais e representantes da Corporação Andina de Fomento (CAF), recebeu nesta quarta‑feira, 3, uma missão técnica da instituição para vistoriar o avanço das obras estruturantes e de mobilidade financiadas em Aparecida de Goiânia. A agenda começou na Cidade Administrativa Maguito Vilela e seguiu à tarde com inspeções nos trechos em execução; integraram a comitiva da CAF o diretor Victor Vaca e a consultora Márcia Barbosa.

Vilela apresentou o relatório de progresso dos Eixos Estruturantes Leste‑Oeste (ELO), que aponta cumprimento do cronograma pactuado e conclusão de trechos relevantes. “Nós estamos extremamente comprometidos em entregar essas obras dentro do cronograma. E não é só para cumprir cláusula contratual; é porque as coisas no poder público devem ser feitas com respeito à população, com zelo, transparência e tendo uma data clara para começar e para terminar”, afirmou o prefeito.

Os ELO 1, que liga a GO‑040 (Jardim Maranata) à Avenida Rio Verde (Jardim Helvécia), e o ELO 3, que conecta a GO‑040 ao bairro Goiânia Park Sul, estão praticamente concluídos; ambos foram lançados em abril, dentro dos 100 primeiros dias da gestão Vilela. A duplicação do ELO 4 até o Aeroporto Executivo foi entregue integralmente, ampliando a capacidade viária e impulsionando o desenvolvimento em bairros como Nova Olinda, Parque Montreal, Jardim Miramar e Alvorada Sul.

O ELO 1A registra 90% de execução e encontra‑se na fase final de pavimentação e acabamento. A via, que parte da Avenida das Nações e segue por Prado Júnior, Portugal e Nossa Senhora de Fátima até o Anel Viário/BR‑060, transformou a mobilidade na região do Buriti Sereno ao ser implantada em pista dupla. Já o ELO 2, considerado o mais complexo, está com 73% das obras executadas e tem previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2026; o trecho inclui duplicação da ponte da Avenida Uirapuru, reconstrução de pavimentos e a instalação de um bueiro profundo na Avenida Brasil, no Parque das Nações.

O balanço apresentado também destacou avanços nas obras de drenagem profunda, essenciais para eliminar pontos de alagamento e preparar os corredores para pavimentação duradoura: entre abril e dezembro foram iniciados e concluídos três bueiros. No setor Serra Dourada/Jardim Belo Horizonte, intervenções que partiram do zero estão praticamente finalizadas, e no local será implantado um parque ecológico com pista de caminhada, trilhas e lago, por determinação do prefeito.

O acesso do Polo Empresarial Goiás à Avenida Independência e ao IFG está em fase final, assim como o bueiro da Avenida Caiapós, no Expansul, e a duplicação da ponte da Avenida Casemiro de Abreu — esta última já liberada ao tráfego. “O foco da nossa gestão é entregar o benefício para a população. Não tenho essa vaidade de ficar fazendo lançamento de obras; quero a obra pronta com qualidade e no tempo possível, e só inauguro oficialmente quando estiver 100% concluída”, concluiu Vilela.

Deixe um comentário