No momento, você está visualizando Cirurgia de Bolsonaro ocorreu dentro do previsto e sem intercorrências, diz médico

Cirurgia de Bolsonaro ocorreu dentro do previsto e sem intercorrências, diz médico

A cirurgia do ex‑presidente Jair Bolsonaro (PL) para correção de hérnia inguinal bilateral transcorreu dentro do previsto e sem intercorrências, informou a equipe médica nesta quinta‑feira (25). O procedimento durou cerca de quatro horas e, segundo o cirurgião Cláudio Birolini, o paciente já está na fase de recuperação pós‑operatória.

O médico detalhou que, no pós‑operatório, o foco é analgesia, fisioterapia e profilaxia de trombose, entre outros cuidados necessários para a recuperação. Um boletim com atualização do quadro de saúde foi anunciado pelo Hospital DF Star, em Brasília, e deve ser divulgado ainda nesta tarde. A equipe informou que Bolsonaro já retornou ao quarto e não precisou permanecer na UTI, com previsão de recuperação entre cinco e sete dias, desde que apresente condições para realizar o autocuidado — tomar banho, se vestir, movimentar‑se e alimentar‑se.

A possibilidade de um novo procedimento nos próximos dias foi mencionada pela equipe médica para tratar a crise de soluço que o paciente apresenta; trata‑se de abordagem distinta da correção da hérnia, conforme explicou Birolini. A realização de eventual nova intervenção dependerá da avaliação clínica e da evolução do quadro.

Bolsonaro deixou a Superintendência da Polícia Federal (PF) na quarta‑feira (24) para realizar a cirurgia — foi a primeira vez que ele saiu da cela desde novembro. O ex‑presidente cumpre pena de 27 anos e três meses, conforme registro das autoridades. A equipe médica e a direção do hospital acompanham a evolução e devem divulgar novas informações conforme houver atualizações no estado de saúde.

Deixe um comentário