Uma barbearia no Setor Marista, em Goiânia, improvisou atendimentos na calçada para não cancelar horários já agendados após a queda de energia provocada pela chuva na tarde de terça‑feira (30). O fornecimento foi interrompido por volta das 15h e só foi totalmente restabelecido às 8h da manhã seguinte, segundo a assistente de barbeiro Kallyta Cristina, que afirma que interrupções no fornecimento ocorrem com certa frequência na região.
Inicialmente, a equipe tentou manter os serviços no interior do estabelecimento com lanternas de celular, mas a alternativa deixou de ser viável ao anoitecer. Para garantir o atendimento aos clientes que buscavam ficar “na régua” para o Ano Novo, os profissionais transferiram cadeiras e equipamentos para a calçada, aproveitando a luz natural. “Perguntamos se eles se sentiriam incomodados de fazermos do lado de fora, pois estava mais claro. Aceitaram sem resistência”, relatou Kallyta.
A barbearia, que funciona com cerca de 12 profissionais, costuma ter agenda lotada em dezembro — os horários são divulgados já em outubro e novembro devido à alta demanda. Parte dos clientes antecipa o corte antes do Natal; outros preferem os dias que antecedem a virada do ano. Apesar de a unidade estar prevista para ficar fechada na quarta‑feira, a equipe abriu excepcionalmente para atender os clientes prejudicados pela falta de energia no dia anterior.
Ao todo, cerca de nove clientes foram atendidos na calçada após a queda de energia. A experiência, já cogitada em outras ocasiões, foi adotada desta vez pela necessidade de manter o padrão de serviço diante da grande procura, mesmo sem o conforto do ar‑condicionado e da estrutura interna.