A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), promove neste sábado (7/2), a partir das 8h, uma operação de educação no trânsito nas regiões do Setor Marista e Setor Bueno com foco em conscientizar foliões a não dirigir após consumir bebida alcoólica. A equipe de Educação para o Trânsito ficará próxima aos pontos de concentração dos blocos durante toda a programação, realizando abordagens educativas, diálogo com motoristas e pedestres e distribuição de material informativo para reforçar práticas seguras durante o pré-Carnaval.
Pela manhã, a ação começa com blitz educativa em pontos estratégicos, como Avenida Mutirão (sentido Avenida 85), Avenida 85 no desvio de acesso para a Avenida T-10 e Avenida T-63, onde condutores receberão orientações preventivas. Segundo Jairo Souza Santos, gerente de Educação para o Trânsito da SET, a presença da equipe visa “estar perto das pessoas, conversando e orientando”, incentivando alternativas seguras de deslocamento e a decisão de deixar o carro em casa. A mensagem central é clara: se for beber, escolha outro meio para voltar bem para casa.
Como alternativas ao uso de veículo particular, a SET destaca três opções: um motorista designado que se comprometa a não consumir álcool, transporte por aplicativo ou o transporte coletivo especial disponibilizado pela Prefeitura. Para atender a demanda dos foliões, foram criadas linhas especiais de ônibus com saída dos terminais Praça da Bíblia e Isidória, em operação das 13h à 1h, fazendo o trajeto até o local do evento e o retorno ao término da festa, garantindo ida e volta seguras e contribuindo para reduzir o número de veículos particulares nas áreas de maior circulação.
A operação educativa integra um conjunto de medidas da Prefeitura para preservar vidas no trânsito e oferecer estrutura aos participantes do pré-Carnaval. “O cuidado com as pessoas é prioridade da gestão. Estamos oferecendo orientação, transporte e estrutura para que todos possam aproveitar o pré-Carnaval com segurança”, afirma Tarcísio Abreu, secretário municipal de Engenharia de Trânsito.